O meu Blog

O Blog "Verba Volant, Scripta Manent" foi criado no âmbito de um exercício académico. Desde então, e por forma a dar alguma continuidade à experiência iniciada na blogosfera, mantém o objectivo de partilhar alguns textos pessoais, bem como outros materiais literários do nosso interesse.

Todos os comentários, sugestões ou críticas serão sempre bem-vindos!

Porque as palavras faladas voam... e a palavra poética, tantas vezes, fala por si... e permanece... sempre!

domingo, 29 de setembro de 2013

[Hoje sou louco, aventureiro]

Hoje sou louco, aventureiro,
moribundo reencontrado

no cais da minha Alma.
Embarco e atravesso os mares
da pesada e negra madrugada.
Enfrento medos e tempestades,
o mar revolto de mim em-mim.

Velejo entre conchas outrora tenebrosas.
Gigantes. Assombradas.
Adamastor a dobrar
em mau tempo esperado-de-tranpor.
Monstros recriados em torturas imaginadas.

Hoje sou louco, aventureiro
do tempo perdido-reencontrado,
linha-limite por si superada.
Ilha em falsa erosão (e eu crente!)
que reencontra o Continente-de-si.

Hoje vislumbro uma luz ténue e trémula:
Reencontro do que um dia já fui.
Arco com flecha certeira. 
Convicto Tritão, amante de uma Sereia incógnita.
(Troyka Manuel)


9 comentários:

  1. É para manter o rumo...à descoberta da Ilha desconhecida (obra de José Saramago).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me fales em ilhas, porque, para além de ser ilhéu, andamos a ler "Causas e razões das ilhas desertas" do gilles Deleuze, para L&M ;-) Grato pelo enriquecimento!!

      Eliminar
  2. Bom dia, Manuel!

    Adorei a viagem mitológica, e essa alusão a nossa alma tão lusitana, com um perfume de Marcel Proust.

    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi assim, quase em mar alto, Emília! Onde nos encontramos e nos perdemos! Beijo também! Obrigado!

      Eliminar
  3. Magnífico!
    "kátharsis"
    Parabéns "aventureiro"!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Κάθαρσις (cátarsis)! Nem mais!! Obrigado pela presença na caminhada!

      Eliminar
    2. Κάθαρσις (cátarsis)! Nem mais!! Obrigado pela presença na caminhada!

      Eliminar